Sobre o VEZTIBURLAR

O  Projeto Político Pedagógico da nossa UE é muito claro em relação aos Princípios filosóficos que a norteia, quando sugere que

 - Definimos como educação integral aquela que visa desenvolver o sujeito em suas múltiplas dimensões: física ou biológica, cognitiva, social, afetiva, inter e intra- relacional, espiritual, técnico-científico-profissional, político-ideológica, cultural e estética, ética e moral..., o que poderia ser resumido na expressão educação onilateral ou educação ominilateral, usada por Marx “para chamar a atenção de que uma práxis educativa revolucionária deveria dar conta de reintegrar as diversas esferas da vida humana que o modo de produção capitalista prima por separar”. (In Princípios da Educação no MST, 1996, p. 8).(p. 31)

Ainda nesta perspectiva, ele explicita que

 - A educação onilateral se opõe, portanto, a uma educação unilateral, que se preocupa apenas com uma ou outra das dimensões do ser humano, um lado da pessoa de cada vez, fragmentando o sujeito, o que pode contribuir para a sua alienação.

- A educação no CMRB permaneça garantindo o caráter onilateral ou integral, como já tem sido o seu desejo ao longo de sua história. As dimensões ética, emocional, social devem ser compreendidas em sua unicidade.

- Coerentes com os referenciais acima, o CMRB deve manter como principais propósitos o desenvolvimento da sensibilidade, a formação ética e de cidadania, o gosto pela reflexão, o amor pela leitura e pela escrita e não apenas que priorize a transmissão de informações.(p. 32)

Ou seja, as formações humana e cidadã sempre à frente das ações didático-pedagógicas de cada profissional da educação que compõe a unidade escolar. Isso não é impedimento para que se pense na próxima etapa da vida acadêmica do aluno. Nesta linda de pensamento, o PPP também demonstra certa preocupação, quando apregoa que

  - Reconhecemos a importância da preocupação com a inclusão dos alunos no mundo do trabalho e/ou na universidade. Estamos comprometidos com o futuro de nossos jovens. Queremos formar pessoas aptas para atuar nos diversos campos profissionais, queremos saber de seu sucesso profissional, mas, acima de tudo, queremos contribuir para a formação de pessoas com dignidade humana, responsáveis, cidadãs e felizes.

- A preparação para o vestibular é uma conseqüência dessa formação mais ampliada. O vestibular não é um fim do Colégio, é uma conseqüência. O CMRB prepara o aluno também para o vestibular, pois, na formação integral do aluno, o vestibular faz parte do processo. Se o aluno tem boa formação e se ele próprio se compromete com a sua aprendizagem, vai passar em concurso, em vestibular... (p. 32)

 Assim sendo, não há como a Orientação Educacional da escola não se preocupar com essa etapa da vida do aluno terceiranista.

Justifica-se assim a criação deste site. Como a Grande Rede é infinitamente dimensionada, é notório que as informações aqui contidas são, evidentemente, disponibilizadas a todos os interessados por tal assunto, o que aumenta a responsabilidade com o gerenciamento pelas mesmas.

Obs.: As citações, em destaque com azul marinho, são partes integrantes do PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO do Colégio Municipal Rui Barbosa, em versão final construída em 2011.

Você pode marcar informações importantes ou anúncios em texto dessa forma

Para quem?

Para alunos, principalmente, do Ensino Médio e, mais especificamente, aos dos 3º anos. Os "veteranos" secundaristas são os nossos focos principais, mas não podem, e nem queremos que sejam, os únicos a ter acesso a esse espaço virtual. Os calouros também são bem-vindos e até recomendamos que visitem com constância esse site, para poderem se acostumar com o contexto, que muito brevemente será uma realidade para eles.

Pais e responsáveis pelos alunos do Ensino Médio, também são bem-vindos, assim como professores dessa modalidade de ensino.

Tentaremos condensar neste espaço as mais importantes informações acerca de um tema tão necessário aos jovens estudantes. 

História do Projeto

Nessa seção você pode descrever a história do projeto e explicar as razões de sua criação. É conveniente mencionar os marcos importantes e as pessoas de honra que participam.